Fertilidade

Engravidar e levar um bebê para casa é o desejo e, por vezes, o sonho de diversos casais mundo afora. Infelizmente para uma parcela significativa da população isso não é exatamente uma tarefa tão simples como deveria ser.

 

Diversos fatores podem levar a essa dificuldade, pois a formação de um bebê é um processo bastante complicado do ponto de vista fisiológico - vale lembrar que normalmente tudo começa com um óvulo e um espermatozóide que se encontram dentro da futura mamãe para gerar uma pessoa com trilhões células. Toda a "máquina humana" tem que funcionar como um relógio bastante preciso para que o processo seja bem sucedido, porém nem sempre isso acontece.

 

O mundo moderno trouxe diversos avanços tecnológicos, mas também muitas mudanças no ritmo de vida das pessoas. É muito comum os casais quererem uma vida mais estável, terminar graduações, pós graduações, comprar imóveis, automóveis, viajar ou quaisquer outras coisas que julguem importantes antes de pensar na gravidez. E, eventualmente, quando decidem aumentar a família encontram alguma dificuldade. Aqui, geralmente a mulher, começa a buscar uma causa para essa demora em gestar e acaba procurando sua referência em assistência, seu médico de confiança: o Ginecologista/Obstetra.

 

 O médico generalista começa uma investigação básica do casal tentando descobrir o motivo dessa demora e, por vezes, até inicia tratamentos mais simples. Muitos casais conseguem engravidar com essa ajuda, porém uma parcela precisa de uma assistência especializada. Aqui entra o especialista em Infertilidade Conjugal que consegue lançar mão de um arsenal mais direcionado e específico para as causas de infertilidade ou interpretar com outro ponto de vista os exames já realizados. Algumas vezes não é possível identificar uma causa durante a investigação e precisamos partir para um tratamento e, durante ele, conseguimos perceber o motivo que leva esse casal a não conseguir engravidar.

 

Pode-se lançar mão de diversas técnicas, dependendo da causa, para se tentar a gestação. Desde a mais simples, o “Namoro Programado”, na qual a mulher geralmente usa indutores de ovulação e o médico acompanha seu ciclo com o ultrassom a fim de definir o melhor momento para o casal tentar engravidar. Uma situação intermediária, geralmente associada a um fator masculino leve, é a Inseminação Intra Uterina, que é um processo parecido com o anterior, porém é necessário processar o esperma no laboratório antes de colocá-lo dentro do útero da mulher. Em algumas situações é necessária uma intervenção ainda mais especializada: a Fertilização in vitro (também conhecido como "bebê de proveta"), que é um processo caracterizado por uma indução da ovulação com uma dose maior de medicamentos, acompanhamento do ciclo com ultrassom, captação dos óvulos, coleta dos espermatozóides, fertilização no laboratório para posterior transferência dos embriões no útero da mulher.

 

O médico deve esclarecer o casal sobre cada passo e técnica para juntos, de forma consciente, escolher o melhor caminho a seguir e tentar ajudá-los nessa jornada com o intuito de engravidar e levar o bebê para casa.

 

dr Leonardo mendoça

INFERTILIDADE CONJUGAL - CRM (SP) 118922

Graduação em Medicina (1999 – 2004)

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP

 

Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (2005 – 2007)

Centro de Referência da Saúde da Mulher -CRSM - Hospital Pérola Byington

 

Especialização em Reprodução Humana (2007 – 2008)

Centro de Referência de Saúde da Mulher - CRSM - Hospital Pérola Byington

 

Especialização em Reprodução Humana (2008 – 2010)

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP

 

Especialização em Histeroscopia Cirúrgica (2009)

Faculdade de Medicina do ABC - FMABC

 

Especialização em Videolaparoscopia. (2010)

Faculdade de Medicina do ABC - FMABC

 

Médico do corpo clínico (2011 – 2013)

Originare Centro de Reprodução Humana

 

Agende aqui sua consulta
Agende aqui sua consulta

Rua Doutor César, 1368 - Conj. 709

Santana - São Paulo - SP

 

Tel: (11) 3542-2554

       (11) 3578-2554

Vitalli

 

Responsável Técnico

Dr. Leonardo O. Mendonça

CRM(SP) - 118922

Todos os direitos reservados - Cliníca Vitalli - Desenvolvido por Lupi Marketing.

Fertilidade
Agende aqui sua consulta INFERTILIDADE CONJUGAL - CRM (SP) 118922
Agende aqui sua consulta
Fertilidade
Agende aqui sua consulta INFERTILIDADE CONJUGAL - CRM (SP) 118922
Agende aqui sua consulta
Fertilidade
Agende aqui sua consulta
INFERTILIDADE CONJUGAL - CRM (SP) 118922
Agende aqui sua consulta
Fertilidade
INFERTILIDADE CONJUGAL - CRM (SP) 118922